Comunicação Visual – Conheça algumas tendências 2021

A partir de 2021, segundo os especialistas, espera-se uma verdadeira expansão e aquecimento do mercado de comunicação visual e impressão digital. Desta forma, mesmo que em 2020 todos os setores se viram limitados devido à desaceleração econômica causada pela pandemia, aguarda-se uma retomada para o próximo ano, com grandes novidades e tendências.

1) Integração da comunicação visual e do marketing digital

O mundo já vinha integrando os universos real e digital há muito tempo, unindo os grandes formatos e a impressão digital às possibilidades do universo tecnológico e virtual.

Com a pandemia de coronavírus, este movimento apenas se intensificou. Assim, a impressão digital e os grandes formatos não deixarão de existir. Apenas serão cada vez mais produzidos de forma a se integrar com as plataformas e possibilidades digitais.

QR Code

Assim, entre os principais exemplos disso estão peças com QR Code – embalagens, panfletos, cartões de visita, totens informativos, adesivos, etc. Isso é, remetem a aplicativos, marketplaces e sites, permitindo às pessoas uma interação maior com as marcas através dos meios digitais, bem como a compra direta. Logo, observe que as ações físicas e digitais podem se complementar. Certamente, em 2021, isso deve se intensificar.

2) Tecnologia X Comunicação Visual

Certamente, a tecnologia não servirá apenas para integrar ações materiais e digitais. Desta forma, ela está aplicada ao desenvolvimento de produtos de comunicação visual em sua essência.

Por exemplo, no desenvolvimento de novas cores de peças impressas, do aperfeiçoamento de formatos impressos e grandes formatos gráficos, na criação de novas texturas mais resistentes, entre outros artefatos e possibilidades. Isso é, permitirá mais economia e até mesmo mais sustentabilidade para o segmento.

3) Sustentabilidade continua em foco

Com o desenvolvimento tecnológico, a impressão digital também ganha novas perspectivas e novas preocupações. É o caso da sustentabilidade. Afinal, como criar peças de comunicação visual ou de impressão digital que sejam menos agressivas ao meio ambiente e ao uso das pessoas?

Assim, os recursos biodegradáveis e reutilizáveis não são necessariamente uma novidade, mas com a alta procura – seja por empresas ou por pessoas – o segmento de comunicação visual busca alternativas para continuar inovando neste sentido e para agregar valor aos seus produtos considerando este conceito.

4) Impressão digital têxtil em alta

A impressão digital têxtil é uma das principais tendências esperadas para os próximos anos e vem se desenvolvendo rapidamente. Ou seja, prova disso, é que o tema fora pauta nas últimas edições da Future Print.

Em suma, a impressão digital têxtil também é fruto da integração tecnológica à impressão digital e apresenta possibilidades para a decoração – como revestimentos e adesivos, novas texturas para móveis, cortinas, pisos, itens de uso essencial (como roupas de cama e vestuário), objetos de arte digital e muito mais. Isso é, a cada dia surgem novas possibilidades e novos territórios para a impressão digital têxtil, e em 2021 não será diferente.

5) Detalhes como diferenciais

Em suma, a personalização e o desenvolvimento de detalhes como diferenciação é uma forte tendência da comunicação visual e da impressão digital, seja nas ações de marketing ou seja na aplicação em uso pessoal. Logo, além das grandes inovações em 3D e das vastas possibilidades de impressão digital, por falar em detalhes, os cortes de precisão ajudam a tornar estas peças ainda mais qualificadas.

OUTRAS POSTAGENS

20/05/2021

Informações

20/05/2021

Informações